Pesquisa mais recente mostra e desenha o segundo turno mais provável em 2022 com Ciro Gomes encabeçando uma candidatura alternativa a bolsonaro e a lula.
Segue a pesquisa:
“”A última pesquisa divulgada pela PoderData apresenta um dado que mostra a possibilidade concreta de Ciro Gomes (PDT) surgir como a terceira via na disputa pela Presidência da República em 2022.
De acordo com o levantamento, o ex-governador do Ceará aparece tecnicamente empatado como maior potencial de voto com o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista tem 55%, contra 51% do pedetista. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro e ouviu 2.500 pessoas, de 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
“”
fonte: (https://www.poder360.com.br/poderdata/eleicoes-2022-lula-tem-potencial-de-voto-de-55-dos-eleitores-mostra-poderdata/)
———— ATUALIZAÇÃO Fevereiro de 2022
Há espaço para Ciro conquistar votos não consolidados de lula e bolsonaro, sendo 25% e 35% respectivamente, destes que hoje votam neles mas não tem certeza (conquistando metade disso seria 6 pontos de lula mais 5 pontos de bolsonaro somados aos 10% atuais de Ciro totalizando 21 pontos) e há ainda mais espaço também nos indecisos e votos brancos que estão cansados da polarização sobre temas de comportamento/sexualidade/religião e que oculta o centro da política econômica sempre mantendo banqueiros e especuladores no centro das decisões do rumos macroeconômicos do pais.
“”””
Ciro Gomes encontra em alguns números motivos para manter o otimismo, principalmente aqueles relacionados ao seu potencial de voto, que é comparável ao de Bolsonaro. […]
Na sondagem do Ipespe, 13% declararam que votariam com certeza em Ciro Gomes e 36% que poderiam votar nele. No caso de Bolsonaro, foram 26% e 8%. O problema para o ex-ministro é que seu potencial de voto é majoritariamente formado por quem pode votar nele, e não por quem com certeza votará nele, como ocorre com Bolsonaro.
Se quiser avançar, Ciro Gomes terá de converter o eleitor em potencial em eleitor fiel — eis aí a sua grande dificuldade. […] Outro obstáculo para Ciro é o nível de voto consolidado. Na pesquisa da Quaest, 74% dos que declaram voto em Lula consideram definitiva a decisão. No caso de Bolsonaro, são 65%.
“””
(via matéria link: https://veja.abril.com.br/politica/ciro-gomes-tem-potencial-de-voto-comparavel-ao-de-bolsonaro/)